CPRE

COLANGIOPANCREATOGRAFIA

o que é?

Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) é um procedimento híbrido que utiliza simultaneamente a Endoscopia Digestiva e a imagem fluoroscópica para diagnosticar e (tratar) doenças nos ductos da vesícula biliar, pâncreas e fígado.

Indicação – Recomendada para avaliar complicações graves. Normalmente, os pacientes já foram submetidos a outros exames como ecografia abdominal, tomografia computadorizada ou colangiorressonância, que ajudam a definir localizar a patologia, facilitando a interpretação dos dados da CPRE.

Como é feito o exame – O exame é iniciado com o paciente sob anestesia geral, para que relaxe e adormeça durante todo o procedimento. O médico introduz o endoscópio na boca do paciente, passando pelo esôfago e estômago chegando até o duodeno (1ª parte do intestino delgado).

Ao alcançar o ponto de convergência onde ocorre a drenagem dos ductos que provêm do fígado e pâncreas, ele passa um cateter através do endoscópio para o interior dos ductos. Nesse momento, o médico injeta um material de contraste dentro dos ductos biliar e pancreático, permitindo a visualização da estrutura através de fluoroscopia e raios-x. A CPRE pode ser utilizada para fins diagnósticos ou terapêuticos.

O que acontece depois do exame – A anestesia administrada para a CPRE poderá causar sonolência, relaxamento, tontura, euforia e amnésia, o que passará à medida que a medicação for eliminada do organismo. O paciente poderá sentir também náuseas, vômitos e a barriga inchada pelo ar colocado no trato digestivo durante o procedimento. Neste caso, deve permanecer internado para observação durante 24 horas e receber dieta leve nas horas posteriores ao exame.

Preparo

Na véspera do exame:

  •  Fazer uma refeição leve no jantar e ficar em jejum por 10 horas. Até 4 horas antes do exame é permitido tomar um pouco de água.

No dia do exame:

  •  Não tomar café da manhã.
  •  Apresentar-se na Cliged meia hora antes do procedimento acompanhado de um adulto com idade a partir de 18 anos,
    que deverá permanecer na clínica durante o preparo até o término do exame.
  •  Trazer o risco cirúrgico (para os casos em que for necessário).
  •  Não usar bijuterias/joias.
  •  Manter as unhas sem esmalte.

Durante o exame:

  • Óculos e prótese dentária serão retirados na sala de exames.
  •  Você receberá um spray anestésico na garganta, para facilitar a inserção do endoscópio, e um medicamento para limpar o estômago e possibilitar a observação das suas paredes.
  •  Se necessário, receberá uma medicação tranquilizadora e relaxante. Durante o exame, siga as instruções do médico especialista e, em poucos minutos, o exame terá terminado.

Após o exame:

  •  Você ficará com a garganta anestesiada por cerca de 30 minutos, por isso deve esperar uma hora ou mais antes de tomar líquidos e alimentar-se. Aguarde até que a enfermeira autorize servir-lhe um lanche.
  •  Paciente que tomou medicação tranquilizante não poderá dirigir ou executar atividades que exigem atenção por um período de 8 horas após o exame.
  •  Caso não haja teste para pesquisa da bactéria H.Pylori (bactéria), o resultado do exame pode ser liberado no dia.

Medicações e exames preliminares:

  •  Na marcação do exame, informe ao atendente todos os medicamentos que você utiliza, principalmente para diabetes, anticoagulantes, AAS e Ginkgo Biloba.
  •  Se tiver mais de 45 anos ou possuir algum problema cardíaco, providenciar o exame de risco cirúrgico.
  •  Pacientes diabéticos devem suspender o uso de insulina no dia do exame. Se fizer uso do medicamento duas vezes ao dia (de manhã e à noite), também deve dispensá-lo na noite de véspera.
  •  Outros medicamentos de uso contínuo podem ser utilizados até 4h antes do exame com um copo de água. Atenção, depois disso é indispensável jejum absoluto.

Dúvidas sobre exames e procedimentos?

Entre em contato conosco, será um prazer te ajudar.

O nosso site utiliza Cookies para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com a nossa Política de privacidade.